Educação Infantil

Levar em conta na hora de escolher a escola que irá apresentar seu filho ao mundo da aprendizagem.

Até bem pouco tempo, creche e pré-escola eram sinônimo de um lugar para deixar as crianças enquanto a mãe estava trabalhando. Um lugar onde teria alguém para cuidar delas, proporcionar algumas brincadeiras e só.

Aprender mesmo, estudar de verdade eram coisas que o pequeno iria fazer somente quando ingressasse na primeira série do ensino fundamental ao completar sete anos de idade. Graças ao empenho de muitos educadores e entidades civis e mais um pacote de leis e diretrizes governamentais recentes, esse quadro começou a mudar. Para início de conversa, cunhou-se o termo "educação infantil", que designa o trabalho desenvolvido em creches e pré-escolas e é voltado às crianças de zero a seis anos.

Com o novo nome, mudou também a orientação: esses estabelecimentos precisam sim, ter a preocupação de oferecer atividades pedagógicas. Além disso, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) obriga, desde 1996, que creches e pré-escolas se credenciem junto ao sistema público de ensino e apliquem as diretrizes detalhadas pela entidade em 1998. Tudo para padronizar conceitos e atividades que levem em conta o ritmo e o estágio de desenvolvimento da criança.

Face
Planejar