Ser independente

Um dos princípios básicos da escola é oferecer(por um determinado tempo da rotina) um leque bem variado de atividades para a criança, de modo que ela tenha a oportunidade de escolher o que fazer: algumas podem querer ficar mais tempo na leitura, outras, brincar de casinha, há os que preferem trabalhar com blocos de construção e os que adoram pintar.

A professora precisa estar preparada para orientar sua turminha subdividida nesses vários grupos com o objetivo de incentivar meninos e meninas a fazerem suas próprias escolhas, dando a largada rumo à independência. Cabe à escola proporcionar oportunidades nesse sentido, permitindo, por exemplo, que a criança se sirva na hora do lanche, que ajude a arrumar a mesa,etc... .

Ao aprender a tomar decisões e cuidar de si mesma, a criança se sentirá mais confiante nas situações em que não tem os pais por perto, como uma temporada num acampamento ou quando for dormir na casa de um amiguinho ou parente.

Face
Planejar