Conhecer o corpo e exercitar a coordenação motora

Grande parte das atividades propicia uma intensa movimentação à garotada. Justamente do que elas precisam nessa primeira infância, fase em que estão descobrindo o próprio corpo e experienciando suas habilidades motoras. As menores, por exemplo, podem ser estimuladas a engatinhar em colchões adequados e a manipular brinquedos grandes que não oferecem riscos se colocados na boca.

As mais velhas, de quatro, cinco anos, dedicam-se a corridas, saltos, subida em trepa-trepa, jogos com bola - atividades que lhes ensinam como controlar o corpo e trabalhar a coordenação. Uma simples marcha com outros coleguinhas, por exemplo, fornece à criança noção do espaço que o seu corpo ocupa - ela percebe, entre outras coisas, que o limite para sua movimentação é o amiguinho da frente. Desenhar ou cortar papéis com tesoura para uma colagem é outra atividade que vai além da expressão criativa.

Ao usar lápis ou tesoura, a criança está exercitando o que se chama coordenação motora fina, ou seja, a movimentação da mão e dos dedos - aprendizado importante para que, mais tarde, ao ingressar no ensino fundamental, ela tenha uma boa caligrafia, desenhando claramente as letras.








 


  Face
Planejar