ÍNDICE
Educação Infantil
Lições básicas
Fazer amigos
Contar histórias
Ser independente
Planejar
Conhecer o corpo e exercitar a coordenação
motora
Descobrir o mundo, reconhecer símbolos
e conceitos
Erros mais comuns
Atividades
Brinquedos e materiais
Espaço físico
Como a escola lida com indisciplina da criança
Higiene
Funcionários
Rotina
Educação Infantil
Levar
em conta na hora de escolher a escola que irá apresentar
seu filho ao mundo da aprendizagem.
Até bem pouco tempo, creche e pré-escola eram
sinônimo de um lugar para deixar as crianças
enquanto a mãe estava trabalhando. Um lugar onde
teria alguém para cuidar delas, proporcionar algumas
brincadeiras e só. Aprender mesmo, estudar de verdade
eram coisas que o pequeno iria fazer somente quando ingressasse
na primeira série do ensino fundamental ao completar
sete anos de idade. Graças ao empenho de muitos educadores
e entidades civis e mais um pacote de leis e diretrizes
governamentais recentes, esse quadro começou a mudar.
Para início de conversa, cunhou-se o termo "educação
infantil", que designa o trabalho desenvolvido em creches
e pré-escolas e é voltado às crianças
de zero a seis anos. Com o novo nome, mudou também
a orientação: esses estabelecimentos precisam
sim, ter a preocupação de oferecer atividades
pedagógicas. Além disso, o Ministério
da Educação e Cultura (MEC) obriga, desde
1996, que creches e pré-escolas se credenciem junto
ao sistema público de ensino e apliquem as diretrizes
detalhadas pela entidade em 1998. Tudo para padronizar conceitos
e atividades que levem em conta o ritmo e o estágio
de desenvolvimento da criança.
Lições básicas
Socializar, integrar, fazer amigos, contar histórias,
dividir os brinquedos: na escola tudo parece brincadeira,
mas, na primeira infância, brincando é que
se aprende. O professor é um grande mestre de cerimônias
que apresenta o mundo às crianças com seus
objetos e conceitos de uma forma lúdica e o que elas
aprendem não é pouco, como você verá
a seguir.
Fazer amigos
A socialização é uma das primeiras
lições. Convivendo com coleguinhas da mesma
faixa etária, as crianças aprendem, entre
outras coisas, a se relacionar com os outros, a trabalhar
em equipe e a lidar com os desejos e vontades dos companheiros
(que nem sempre são iguais aos seus). Assimilam,
na prática, conceitos abstratos como os da amizade
e solidariedade. Mais tarde, nas classes de ensino fundamental,
estarão mais preparadas para participar de projetos
em grupo ou pares.
Contar histórias
Os alunos ouvem histórias da professora e são
estimulados a recontá-las, uma forma de aproximá-los
dos livros e desenvolver o amor pela leitura. Também
há um momento do dia em que têm espaço
para fazer comentários sobre as atividades que realizaram.
Com esses exercícios, começam a organizar
o pensamento, percebendo que um relato precisa ter começo,
meio e fim. É o primeiro passo para falar de fatos
e acontecimentos de suas vidas. Ao fazerem isso, iniciam
o processo de compreensão de suas sensações,
seus sentimentos, para então, começar a expressá-los.
Ser independente
Um dos princípios básicos da escola é
oferecer(por um determinado tempo da rotina) um leque bem
variado de atividades para a criança, de modo que
ela tenha a oportunidade de escolher o que fazer: algumas
podem querer ficar mais tempo na leitura, outras, brincar
de casinha, há os que preferem trabalhar com blocos
de construção e os que adoram pintar. A professora
precisa estar preparada para orientar sua turminha subdividida
nesses vários grupos com o objetivo de incentivar
meninos e meninas a fazerem suas próprias escolhas,
dando a largada rumo à independência. Cabe
à escola proporcionar oportunidades nesse sentido,
permitindo, por exemplo, que a criança se sirva na
hora do lanche, que ajude a arrumar a mesa,etc... . Ao aprender
a tomar decisões e cuidar de si mesma, a criança
se sentirá mais confiante nas situações
em que não tem os pais por perto, como uma temporada
num acampamento ou quando for dormir na casa de um amiguinho
ou parente.
Planejar
Em geral as escolas iniciam o dia com uma roda onde o professor
e os pequenos planejam juntos as atividades que irão
desenvolver. No final do dia, se forma de novo a roda para
analisar o que fizeram. Essas e outras rotinas do dia-a-dia
da classe servem para incutir nos alunos uma metodologia
de aprendizado, fomentando os primeiros conceitos de disciplina
que serão úteis nas etapas seguintes da escolarização.
Conhecer o corpo e exercitar a coordenação
motora
Grande parte das atividades propicia uma intensa movimentação
à garotada. Justamente do que elas precisam nessa
primeira infância, fase em que estão descobrindo
o próprio corpo e experienciando suas habilidades
motoras. As menores, por exemplo, podem ser estimuladas
a engatinhar em colchões adequados e a manipular
brinquedos grandes que não oferecem riscos se colocados
na boca. As mais velhas, de quatro, cinco anos, dedicam-se
a corridas, saltos, subida em trepa-trepa, jogos com bola
- atividades que lhes ensinam como controlar o corpo e trabalhar
a coordenação. Uma simples marcha com outros
coleguinhas, por exemplo, fornece à criança
noção do espaço que o seu corpo ocupa
- ela percebe, entre outras coisas, que o limite para sua
movimentação é o amiguinho da frente.
Desenhar ou cortar papéis com tesoura para uma colagem
é outra atividade que vai além da expressão
criativa. Ao usar lápis ou tesoura, a criança
está exercitando o que se chama coordenação
motora fina, ou seja, a movimentação da mão
e dos dedos - aprendizado importante para que, mais tarde,
ao ingressar no ensino fundamental, ela tenha uma boa caligrafia,
desenhando claramente as letras.
Descobrir o mundo, reconhecer seus símbolos e conceitos
Brincadeiras com gesso, argila e ou objetos do cotidiano
fornecem pistas de diversas áreas do conhecimento
que serão aprofundadas mais tarde, em outros estágios
escolares. Embora o pequeno (1* estágio) ainda não
esteja pronto para aprender a ler e a escrever, pode já
ser levado a reconhecer alguns números e letras ao
ver o seu próprio nome escrito ou a partir do apelo
visual de cartazes e outros estímulos urbanos.
As canções e jogos em grupo ensina ritmo e
rima, facilitando mais tarde a aquisição da
leitura.
Com os blocos e outros brinquedos de montar, separam e classificam.
São experiências que passam conceitos aritméticos.
Erros mais comuns
Atividades reprodutivas não dão chance de
as crianças desenvolverem a criatividade. Mantê-las
sentadas em carteirinhas o tempo todo, com a desculpa de
treiná-las para a escola fundamental, pode ter dois
efeitos opostos: ou gera uma criança apática,
para quem o jogo da escola é esse mesmo e deve ser
aceito, ou rebelde contra a limitação,ficando
muito mais indisciplinada.
Atividades
A escola proporciona vivências em grupo e individuais
através de uma gama bem variada de atividades.
Brinquedos e materiais
Estão dispostos para que se tenha fácil acesso,
a função é instigar a curiosidade e
a criatividade dos alunos, levá-los a usar e abusar
da imaginação.
Espaço físico
Crianças de zero a três anos precisam de uma
área adequada para sentar, engatinhar e arriscar
os primeiros passos. Esse espaço deve ser forrado
com colchões apropriados, que são bem limpos
diariamente. Um pátio para o banho de sol diário
também é fundamental. As de quatro a seis
anos necessitam de um lugar amplo para se movimentar em
áreas ao ar livre e coberta. Todo o espaço
foi preparado de acordo com a estatura dos alunos: dos móveis
nas salas de aula ,às pias e vasos sanitários
dos banheiros.
Como a escola lida com indisciplina da criança
A escola deve ajudá-la a entender porque agiu desta
ou daquela forma, valorizando a aquisição
de bons valores, sem rebaixar sua auto-estima.
Higiene
Ponto primordial.Funcionários específicos
ficam a disposição para manutenção
do local.
Funcionários
Os professores são formados em curso normal de nível
médio, com qualificação para trabalhar
com educação infantil e curso superior ,Pedagogia.As
berçaristas possuem cursos específicos para
trabalhar com determinada faixa-etária.
Rotina
É
importante que exista um roteiro a ser seguido, para dar
segurança à criança. Mas nada muito
rígido. A rotina básica prevê hora da
entrada, um tempo para o planejamento diário, outro
para a realização das atividades (com liberdade
para que as crianças façam suas escolhas)
e um momento, no final, para avaliar o que foi feito.