ÍNDICE

Educação Infantil
Lições básicas
Fazer amigos
Contar histórias
Ser independente
Planejar
Conhecer o corpo e exercitar a coordenação motora
Descobrir o mundo, reconhecer símbolos e conceitos
Erros mais comuns
Atividades
Brinquedos e materiais
Espaço físico
Como a escola lida com indisciplina da criança
Higiene
Funcionários
Rotina

 


Educação Infantil

Levar em conta na hora de escolher a escola que irá apresentar seu filho ao mundo da aprendizagem.

Até bem pouco tempo, creche e pré-escola eram sinônimo de um lugar para deixar as crianças enquanto a mãe estava trabalhando. Um lugar onde teria alguém para cuidar delas, proporcionar algumas brincadeiras e só. Aprender mesmo, estudar de verdade eram coisas que o pequeno iria fazer somente quando ingressasse na primeira série do ensino fundamental ao completar sete anos de idade. Graças ao empenho de muitos educadores e entidades civis e mais um pacote de leis e diretrizes governamentais recentes, esse quadro começou a mudar. Para início de conversa, cunhou-se o termo "educação infantil", que designa o trabalho desenvolvido em creches e pré-escolas e é voltado às crianças de zero a seis anos. Com o novo nome, mudou também a orientação: esses estabelecimentos precisam sim, ter a preocupação de oferecer atividades pedagógicas. Além disso, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) obriga, desde 1996, que creches e pré-escolas se credenciem junto ao sistema público de ensino e apliquem as diretrizes detalhadas pela entidade em 1998. Tudo para padronizar conceitos e atividades que levem em conta o ritmo e o estágio de desenvolvimento da criança.


Lições básicas


Socializar, integrar, fazer amigos, contar histórias, dividir os brinquedos: na escola tudo parece brincadeira, mas, na primeira infância, brincando é que se aprende. O professor é um grande mestre de cerimônias que apresenta o mundo às crianças com seus objetos e conceitos de uma forma lúdica e o que elas aprendem não é pouco, como você verá a seguir.


Fazer amigos


A socialização é uma das primeiras lições. Convivendo com coleguinhas da mesma faixa etária, as crianças aprendem, entre outras coisas, a se relacionar com os outros, a trabalhar em equipe e a lidar com os desejos e vontades dos companheiros (que nem sempre são iguais aos seus). Assimilam, na prática, conceitos abstratos como os da amizade e solidariedade. Mais tarde, nas classes de ensino fundamental, estarão mais preparadas para participar de projetos em grupo ou pares.


Contar histórias


Os alunos ouvem histórias da professora e são estimulados a recontá-las, uma forma de aproximá-los dos livros e desenvolver o amor pela leitura. Também há um momento do dia em que têm espaço para fazer comentários sobre as atividades que realizaram. Com esses exercícios, começam a organizar o pensamento, percebendo que um relato precisa ter começo, meio e fim. É o primeiro passo para falar de fatos e acontecimentos de suas vidas. Ao fazerem isso, iniciam o processo de compreensão de suas sensações, seus sentimentos, para então, começar a expressá-los.


Ser independente


Um dos princípios básicos da escola é oferecer(por um determinado tempo da rotina) um leque bem variado de atividades para a criança, de modo que ela tenha a oportunidade de escolher o que fazer: algumas podem querer ficar mais tempo na leitura, outras, brincar de casinha, há os que preferem trabalhar com blocos de construção e os que adoram pintar. A professora precisa estar preparada para orientar sua turminha subdividida nesses vários grupos com o objetivo de incentivar meninos e meninas a fazerem suas próprias escolhas, dando a largada rumo à independência. Cabe à escola proporcionar oportunidades nesse sentido, permitindo, por exemplo, que a criança se sirva na hora do lanche, que ajude a arrumar a mesa,etc... . Ao aprender a tomar decisões e cuidar de si mesma, a criança se sentirá mais confiante nas situações em que não tem os pais por perto, como uma temporada num acampamento ou quando for dormir na casa de um amiguinho ou parente.


Planejar

Em geral as escolas iniciam o dia com uma roda onde o professor e os pequenos planejam juntos as atividades que irão desenvolver. No final do dia, se forma de novo a roda para analisar o que fizeram. Essas e outras rotinas do dia-a-dia da classe servem para incutir nos alunos uma metodologia de aprendizado, fomentando os primeiros conceitos de disciplina que serão úteis nas etapas seguintes da escolarização.


Conhecer o corpo e exercitar a coordenação motora


Grande parte das atividades propicia uma intensa movimentação à garotada. Justamente do que elas precisam nessa primeira infância, fase em que estão descobrindo o próprio corpo e experienciando suas habilidades motoras. As menores, por exemplo, podem ser estimuladas a engatinhar em colchões adequados e a manipular brinquedos grandes que não oferecem riscos se colocados na boca. As mais velhas, de quatro, cinco anos, dedicam-se a corridas, saltos, subida em trepa-trepa, jogos com bola - atividades que lhes ensinam como controlar o corpo e trabalhar a coordenação. Uma simples marcha com outros coleguinhas, por exemplo, fornece à criança noção do espaço que o seu corpo ocupa - ela percebe, entre outras coisas, que o limite para sua movimentação é o amiguinho da frente. Desenhar ou cortar papéis com tesoura para uma colagem é outra atividade que vai além da expressão criativa. Ao usar lápis ou tesoura, a criança está exercitando o que se chama coordenação motora fina, ou seja, a movimentação da mão e dos dedos - aprendizado importante para que, mais tarde, ao ingressar no ensino fundamental, ela tenha uma boa caligrafia, desenhando claramente as letras.


Descobrir o mundo, reconhecer seus símbolos e conceitos


Brincadeiras com gesso, argila e ou objetos do cotidiano fornecem pistas de diversas áreas do conhecimento que serão aprofundadas mais tarde, em outros estágios escolares. Embora o pequeno (1* estágio) ainda não esteja pronto para aprender a ler e a escrever, pode já ser levado a reconhecer alguns números e letras ao ver o seu próprio nome escrito ou a partir do apelo visual de cartazes e outros estímulos urbanos.

As canções e jogos em grupo ensina ritmo e rima, facilitando mais tarde a aquisição da leitura.

Com os blocos e outros brinquedos de montar, separam e classificam. São experiências que passam conceitos aritméticos.


Erros mais comuns

Atividades reprodutivas não dão chance de as crianças desenvolverem a criatividade. Mantê-las sentadas em carteirinhas o tempo todo, com a desculpa de treiná-las para a escola fundamental, pode ter dois efeitos opostos: ou gera uma criança apática, para quem o jogo da escola é esse mesmo e deve ser aceito, ou rebelde contra a limitação,ficando muito mais indisciplinada.


Atividades


A escola proporciona vivências em grupo e individuais através de uma gama bem variada de atividades.


Brinquedos e materiais


Estão dispostos para que se tenha fácil acesso, a função é instigar a curiosidade e a criatividade dos alunos, levá-los a usar e abusar da imaginação.


Espaço físico


Crianças de zero a três anos precisam de uma área adequada para sentar, engatinhar e arriscar os primeiros passos. Esse espaço deve ser forrado com colchões apropriados, que são bem limpos diariamente. Um pátio para o banho de sol diário também é fundamental. As de quatro a seis anos necessitam de um lugar amplo para se movimentar em áreas ao ar livre e coberta. Todo o espaço foi preparado de acordo com a estatura dos alunos: dos móveis nas salas de aula ,às pias e vasos sanitários dos banheiros.


Como a escola lida com indisciplina da criança


A escola deve ajudá-la a entender porque agiu desta ou daquela forma, valorizando a aquisição de bons valores, sem rebaixar sua auto-estima.


Higiene


Ponto primordial.Funcionários específicos ficam a disposição para manutenção do local.


Funcionários


Os professores são formados em curso normal de nível médio, com qualificação para trabalhar com educação infantil e curso superior ,Pedagogia.As berçaristas possuem cursos específicos para trabalhar com determinada faixa-etária.


Rotina


É importante que exista um roteiro a ser seguido, para dar segurança à criança. Mas nada muito rígido. A rotina básica prevê hora da entrada, um tempo para o planejamento diário, outro para a realização das atividades (com liberdade para que as crianças façam suas escolhas) e um momento, no final, para avaliar o que foi feito.